19/01/2008 19:43:42 - Redação Gazeta Rádios e Internet
LUCAS MONTEIRO // Foto: Kadidja Fernandes

Mais lugares nas arquibancadas, camarotes turísticos, ensaios técnicos e nova iluminação. Essas são algumas das novidades preparadas para os foliões que forem acompanhar o desfile das escolas de samba no próximo final de semana, no Sambão do Povo, em Vitória. No entanto, uma novidade promete chamar atenção em especial - trata-se da locução dos desfiles que, este ano, será feita em três idiomas: português, inglês e espanhol.

De acordo com a vice-presidente administrativa da Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses), Leida Gonsalves, a iniciativa foi tomada devido ao grande número de turistas que visita a capital capixaba e acompanha os desfiles. “O carnaval capixaba coincide com a realização da Feira do Mármore e Granito, e muitos empresários europeus visitam o sambódromo, não só para assistir, mas também para desfilar em nossas escolas”.

A escolha dos locutores levou em conta o perfil profissional de tradutores de língua estrangeira. De acordo com a diretoria da Lieses, além da boa fluência é necessário ter empolgação e criar interação com o público. “Eles precisam não só passar as informações básicas sobre cada uma das escolas, como também manter a empolgação dos foliões”, ressalta Leida.

Entre os locutores está o cerimonialista Washington Maia, com mais de 20 anos de experiência em locução de eventos. Maia, que já foi intérprete da escola de samba Mocidade Unida da Glória, ficou responsável pela apresentação em português e a coordenação da equipe. “Os tradutores que participarão da equipe são pós-graduados em língua estrangeira, mas não têm muita experiência em eventos deste porte, por isso, vamos realizar um teste da nossa atuação juntamente com o ensaio técnico das escolas nos dias 21 e 22 de janeiro”, afirma Maia.

A equipe trabalhará por cerca de 10 horas seguidas por dia, e será responsável pela abertura e fechamento de cada um dos desfiles no Sambão do Povo, saudando o público e apresentando a escola e o enredo que será desenvolvido na avenida. Quem quiser acompanhar o teste da locução poliglota basta comparecer ao ensaio técnico promovido pela Lieses, na próxima segunda e terça-feira, a partir das 19h no Sambão do Povo. A entrada é franca.