Capítulo a Capítulo

Postado por Lucas Schultheiss Monteiro On 08:14

Com mais de vinte capítulos o livro retrata desde a origem das festas que deram início ao carnaval até o desfile das escolas de samba no Sambão do Povo.


1 - A origem do carnaval
Antes de falar do carnaval capixaba é preciso explicar o que é o “carnaval” e como ele surgiu. Por isso, neste capítulo são apresentados autores que escreveram sobre o tema e as diversas hipóteses de surgimento, como festas agrárias (Boi Ápis, Festa de Ísis, Deus Baco) e significado de expressões carnavalescas.

2 - O carnaval brasileiro
O carnaval brasileiro começa com a chegada dos portugueses e as festas que realizavam nas proximidades da Quaresma, como o entrudo e a batucada. O capítulo possui analise das diversas formas de folia (Blocos, Corsos, Grandes Sociedades, Ranchos) que se espalharam pelo país e influenciaram na criação da primeira escola de samba do Brasil, a Deixa Falar (12 de agosto de 1928).

3 - Surgimento das Escolas de Samba
A cada novo ritmo inventado surgia uma nova forma de carnaval. Foi assim com o samba, que originou as escolas de samba. A idéia de reunir numa só manifestação cultural diversas formas de arte (música, coreografia, história, teatro e artes plásticas) deu tão certo que as escolas de samba, originalmente cariocas, se espalharam pelo Brasil e o mundo.

4 - O carnaval capixaba
As escolas de samba não foram o ponto de partida do carnaval capixaba. Antes delas, os foliões já brincavam de carnaval, seja nos blocos, nos ranchos, nos cordões, nos bailes à fantasia, etc. Muitas destas manifestações não existem mais, no entanto, algumas permanecem nos dias atuais e ganham novos adeptos.

5 - Escolas de samba capixaba
A partir deste capítulo o leitor é apresentado às escolas de samba

 capixabas. A primeira parte contém uma introdução sobre a origem das escolas capixaba mostrando aspectos gerais (onde se situam, onde desfilam, quantas são, quantas já foram) e suas fases (o surgimento na década de 50, o auge na década de 80, a interrupção na década de 90 e a volta aos desfiles nos anos 2000). Abrange ainda temas referentes à composição das ligas e associações, a construção do sambódromo, os projetos sociais e a parceria com empresas.

6 a 19 - Da Piedade à Tradição Serrana
A segunda parte é será subdividida em treze capítulos, retratando cada uma das treze escolas em atividade na Grande Vitória. Aborda os principais acontecimentos desde a criação até o os desfiles atuais.

Apêndices
Vários mini-capítulos compõem esta parte do livro. Há explicações sobre como calcular a data do carnaval, como são avaliados os quesitos em julgamento durante o desfile, o roteiro com todos os endereços de locais dedicados ao samba, homenagem às escolas que não desfilam mais, homenagem aos compositores, e outros.

Flashes da Folia
Depois de conhecer a história é hora de ver os momentos que marcaram os últimos anos de cada agremiação nas treze galerias de foto, que juntas totalizam 170 fotos coloridas.

Considerações finais
Relato sobre como foi criar o livro, as dificuldades encontradas, histórias interessantes que tenham acontecido nos bastidores e mensagem para os sambistas capixabas.

Foto: Leonardo Soares

ADQUIRA O SEU LIVRO!
Livrarias Logos: Shoppings Vitória, Norte Sul e Jardins. Centro de Vila Velha, Centro de Vitória, Ufes, e Praia do Suá.
Ou então, envie um e-mail para escritorcapixaba@gmail.com e se informe sobre como receber o livro em casa e autografado.

Reações: