Três sambas... três polêmicas

Postado por Lucas Schultheiss Monteiro On 08:47

Coincidentemente, os três sambas campeões do Fest Samba foram tema de muita polêmica em seus respectivos anos. Acompanhe:

MUG (2006)
Quente como o inferno, puro como um anjo, doce como o amor... Quem vai provar? Quem vai querer? Eu sou o café e meu banquete é pra você

"Chegou ao Brasil
Lá da Guiana Francesa
Com Francisco de Mello Palheta
Português desbravador e genial"

(Na segunda estrofe, o samba homenageia o homem que trouxe as sementes de café para o Brasil, no entanto, cita o Sargento-mor Francisco de Mello Palheta, como português, quando na verdade ele é brasileiro, nascido em Belém, capital do Estado de Grão Pará, atual Pará).
---------------------------------------------------------------

JUCUTUQUARA (2005)
Quem é você? As máscaras que ocultam também revelam

"Viajei
Por mundos de encantos e magias
Vi mil faces, tradições,
Paixões, religiões e fantasias
Hoje volto em paz
Voando com a Nação que contagia
E trago pra avenida o despertar da alegria"

(O primeiro refrão, traz uma melodia muito semelhante a um samba da própria escola no carnaval de 1988 "Misterios da ilha revelados pelas cartas de tarô". Confira o trecho:
"Mergulhei
Num mundo de mistério e magia.
A cigana suavemente dizia
Que serei feliz no Carnaval.
O Tarô, na sua imaginação,
Revela toda ação da nossa Nação
Sagrada "Pedra dos Olhos",
Guardiã de segredos dos índios Termiminós")

Mas, a maior polêmica deste mesmo samba foi o último refrão. Muitos acharam a melodia tão semelhante com um samba da da Beija-Flor de Nilópolis, que a Jucutuquara foi acusada de plágio, mas até hoje nada foi comprovado. Confira os trechos:

"Quem é você quero saber
Me diz seu nome por favor
O baile esta quase terminando
E com Jucutuquara vou bailando."

E ...

"Meu Beija-flor espacial
Cruzou o espaço sideral
Fez do meu sonho
Realidade neste carnaval"

---------------------------------------------------------------

ANDARAÍ (2004)
Mármore e Granito - A força das pedras no Espírito Santo

Vou cantar, vou sonhar
Ver o fogo nascer
Minha pedra lascar
Pode crer
(vou cantar, vou sonhar, vou zuar)

(Quando Felipe Viana e João Vitor ganharam seu primeiro samba era evidente que um novo estilo de composição estava sendo implantado no E.S., uma melodia pra cima, uma letra envolvente e de fácil assimilação. No entanto, os componentes mais tradicionais do Andaraí não gostaram muito da idéia de misturar samba com gírias de funk, como "Pode crer" e "vou zuar").

"Eu cacei, pesquei, sobrevivi
E fiz beleza surgir
Coliseu que ousadia
Palco de guerreiros medievais"

(A terceira estrofe do samba do Andaraí também gerou polêmica, pois cita o Coliseu como sendo palco das lutas entre os guerreiros medievais. O Coliseu foi utilizado durante aproximadamente 500 anos, o último registo efetuado no século VI da nossa era. O edifício deixou de ser usado no começo da era medieval. Durante muitos anos, manteve-se vazio e mais tarde, serviu de habitação, oficina, forte, pedreira, sede de ordens religiosas e templo cristão. Portanto, os guerreiros medievais não tiveram o Coliseu como palco).
---------------------------------------------------------------

Independente da polêmica gerada. Os três sambas vencedores tem muita qualidade e são grandes representantes da cultura carnavalesca capixaba.

Reações: 

4 comentários

  1. Anônimo Said,

    Lucoso !!! Que saudades de você !!! Estou passando pra dizer que o site ficou muito maneiro... Estive no feriado no Rio e acompanhei as finais do Salgueiro e Portela. Também dei um chega na Mocidade no Sábado para dar um apoio para o Diego Nicolau. Infelizmente ele perdeu no Domingo, mas todos acham que o samba dele merecia ganhar, inclusive eu...hehehe... Quero te avisar que vou passar férias no Espírito Santo, em Janeiro. Posso ficar em sua residência ?..rs... Ano que vem vai fazer 3 anos que a gente não se vê ! Que merrrrda. Por isso que eu quero ir. Já falei com o Márcio Vinícius da Mug e com o Maurício Bona. Me manda um mail ? rafa_do_rio@yahoo.com.br

    Beijããão do RAFOSO !..rs
    (Só vc me chama assim..rs)

    Posted on 17 de outubro de 2007 09:00

     
  2. Anônimo Said,

    qeria fazer um comentario a respeito do samba da jucutuquara ... ela podia fazer como akela escola da 2ª divisao q trouxe um samba bonito animado q fala da cultura do estado
    assim a jucutuquara poderia trazer o samba da "casaca" q com certeza iria brilhar e trazer essa conquista.

    Posted on 17 de outubro de 2007 09:12

     
  3. Anônimo Said,

    Essa escola da 2º divisão seria a MUG?

    Por que se for a MUG, ela estar de parabens, mostrou que mesmo estando na 2º divisão fas melhor do que muitas escolas (muitas até da 1 divisão).

    Parabens MUG!

    Posted on 17 de outubro de 2007 19:12

     
  4. CarnavalVIX Said,

    A polêmica do plágio está no ar.
    http://br.youtube.com/watch?v=5S198mfY3kw
    "As máscaras que ocultam também revelam"

    Clique no link do meu website e assistam no Youtube a comparação entre o samba da Jucutuquara 2005 e Beija-Flor 2002.

    Ao que parece os compositores da Unidos de Jucutuquara gostaram muito da safra de sambas de enredo do Rio de Janeiro de 2002. Não satisfeitos com o plágio da melodia da Beija-flor, eles usaram parte da melodia do samba da Mangueira, também de 2002, que em breve vou colocar no YouTube.

    POR FAVOR DIVULGUEM E DENUNCIEM
    http://br.youtube.com/watch?v=5S198mfY3kw

    Posted on 25 de novembro de 2007 06:55