BOA VISTA É CAMPEÃ!

Postado por Lucas Schultheiss Monteiro On 12:07

“Nem tudo o que reluz é ouro. Nem tudo o que balança cai” foi com este enredo que a Independentes de Boa Vista foi campeã do carnaval capixaba. Depois de 35 anos, este foi o primeiro título da escola e também a primeira vez que uma agremiação do município de Cariacica é vence o carnaval em Vitória.

Marcada pela grande presença de jovens, que cresceram junto com a escola e participam de seus projetos ao longo de todo o ano, a comunidade sempre fez a diferença em seus desfiles, seja cantando ou com samba no pé.

Confira galeria de fotos

Confira trecho do desfile em video

Veja o mapa de notas

Para 2010 a agremiação criou um projeto grandioso, a começar pela contratação do carnavalesco carioca, Orlando Jr, que deu o tetracampeonato consecutivo para a co-irmã Unidos de Jucutuquara. No entanto, muitas críticas surgiram sobre a ausência do carnavalesco e o atraso nos trabalhos.

O samba, composto pela diretoria musical da escola em parceria com o compositor Sidney Mingau, foi um dos triunfos do desfile. Fazendo com que o público nas arquibancadas e camarotes vibrasse com a passagem da escola em plena seis horas da manhã.

Confusões

O desfile das escolas de samba capixaba foi marcado por confusões nunca antes registradas, fazendo com que 13 das 12 agremiações fossem penalizadas. Na sexta-feira (5) o Corpo de Bombeiros só liberou o alvará de funcionamento do Sambódromo as 21 horas, atrasando o início do evento. No mesmo dia um cabo de energia atrapalhou a entrada dos carros alegóricos no sambódromo, prejudicando a evolução de várias escolas e fazendo com que algumas alegorias não entrassem na pista de desfile.

No sábado (6) a confusão foi ainda maior. O posicionamento equivocado das alegorias da Unidos de Jucutuquara e do Pega no Samba prejudicou a passagem dos carros alegóricos da Unidos da Piedade. A ordem de desfile foi alterada depois de mais de uma hora de discussão. Após o desfile, uma nova confusão entre componentes da Piedade e da Pega no Samba causou atraso de 2 horas. Os desfiles só terminaram as 10 horas, com a Novo Império desfilando debaixo de um sol muito quente e com o sambódromo praticamente vazio.

Mesmo após os desfiles as confusões e denuncias continuaram. Urnas com as notas dos jurados foram violadas e mais escolas penalizadas. A apuração contou com vários quesitos pela metade. Cogitou-se até mesmo a anulação das notas de todos os jurados.

No final, venceu a escola que não esteve envolvida em nenhuma das polêmicas, que tanto afetaram a imagem do carnaval capixaba. As grandes escolas, Mug e Jucutuquara alcançaram o 2º e o 5º lugar, respectivamente. Para o grupo de acesso foram rebaixadas a Rosas de Ouro, o Andaraí e a Chegou o que Faltava.

Classificação:
1º Independentes de Boa Vista - 250,8
2º Novo Império - 249,0
3º Mocidade Unida da Glória - 249,0
4º Pega no Samba 247,2
5º Unidos de Jucutuquara 245,6
6º Unidos de Barreiros 241,7
7 º Independente de São Torquato 236,9
8º Unidos da Piedade 235,6
9 º Imperatriz do Forte 234,5
10º Tradição Serrana 221,7
11º Rosas de Ouro 212,1
12 ºAndaraí 211,1
13º Chegou o que faltava 209,0