Unidos de Jucutuquara é campeã do carnaval capixaba

Postado por Lucas Schultheiss Monteiro On 14:58

obs.: Notas finais da apuração corrigidas!

Com uma vitória apertada, a Coruja piou mais alto e garantiu o tetracampeonato à escola de samba Unidos de Jucutuquara, que este ano levou para a avenida do Sambão do Povo um enredo sobre os 450 anos do Convento de Nossa Senhora da Penha, um dos pontos de maior exaltação da fé do povo capixaba.


Com cerca de três mil componentes e cinco suntuosas alegorias a escola foi a terceira a se apresentar no último sábado (14). Mesmo com desfile técnico a escola levantou o público, entre os destaques estão o casal de mestre-sala e porta-bandeira, composto pelos jovens João Felipe e Andressa Leal, o carro abre-alas que representava a nau celestial trazendo o símbolo sagrado ao Estado do Espírito Santo e a rainha da bateria Tatiana Paysan que interagia com o público e com os ritmistas.

A disputa envolveu três escolas que ponto a ponto sonhavam com o título. A Mocidade Unida da Glória (2º lugar), levou para a avenida a história da princesa africana Zacimba Gaba e a Barreiros (3º lugar), que homenageou o município de Guarapari estavam na briga.

A apuração aconteceu na tarde desta quarta-feira, com início as 17h e pouco depois das 19h já era possível saber quem era a grande campeã. Entre os jurados, 30 são paulistanos e 10 capixabas. As notas mais altas e mais baixas de cada um dos dez quesitos foram descartadas.


As maiores surpresas ficaram por conta da alta perda de pontos em todas as escolas que ao descumprir o novo regulamento tinham notas subtraídas. Uma das agremiações, a Rosas de Ouro, perdeu mais de 12 pontos e até a campeã foi penalizada com perda de 1 ponto.

As quatro primeiras colocadas recebem troféus e premiação em dinheiro. Neste ano, as agremiações do grupo especial e de acesso formaram um único grupo, em 2010 o grupo de acesso voltará a existir e será definido de acordo com o resultado do próximo carnaval.

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1 Jucutuquara - 191,9
2 M.U.G - 190,4

3 Barreiros - 190,3

4 Piedade - 184,8

5 Boa Vista - 180,3

6 Novo Império - 178,8

7 São Torquato - 176,7

8 Andaraí 167,6

9 Imperatriz do Forte - 164,8

10 Pega no Samba - 164,6

11 Tradição - 152,8

12 Rosas de Ouro - 144,6